12 de agosto marca a passagem do 69º aniversário da Banda Marcial Santanense, uma associação cultural que preserva e pratica uma das mais antigas manifestações artísticas em Sant’Ana do Livramento.
O conceito de “banda marcial” pode ter surgido de várias formas. Alguns historiadores falam que banda é o feminino de bando, palavra proveniente do latim, que quer dizer bandeira. Desde seu surgimento, os grupos marcham em frente às bandeiras enquanto entoam cânticos dos mais diversos gêneros.
Alex Tentardini é o atual presidente da B.M.S, tendo como instrutores Jeferson Mizael Velasquez e Miguel Velasquez. O grupo realiza seus ensaios às segundas, quartas e sextas-feiras, na sede da escola Celina Vares Albornoz, às 19h30min.
Durante sua jornada, o grupo fomenta a experiência saudável e gratuita de aprender a tocar um instrumento e representar o município. Neste período, a banda prepara-se para mais uma participação no tradicional desfile de 07 de setembro, que ocorre anualmente em Sant’Ana do Livramento.